segunda-feira, 6 de maio de 2013

LIBERTANDO-SE DAS CORRENTES DE SEU PASSADO


Seus filhos conseguirão muito mais!
Geralmente, você pode ver além do que conseguirá realizar pessoalmente. Deus pode colocar um sonho maior do que conseguirá realizar sozinho. Não se surpreenda se seus filhos ou netos terminarem o que você começou. Eu ouvi alguém dizer: "Nada realmente grande pode ser realizado em uma existência."
No momento, não entendi o que isso queria dizer, porque, obviamente, toda geração consegue realizar grandes coisas. Mas aprendi, a partir de então, que às vezes os planos de Deus se espalham por mais de uma geração.
Muitas vezes, ouvi meu pai dizer: "Um dia, vamos construir um auditório no qual caberão 20 mil pessoas. Um dia, vamos ter um grande lugar para juntar muita gente e orar." Meu pai tinha essa visão, mas Deus usou seus filhos para completá-la.
Mesmo, assim, se não tivéssemos acreditado, se não tivéssemos nos mantido determinados e com o espírito de superação, não acredito que isso teria acontecido. Meu pai plantou as sementes; ele preparou o caminho e os membros de minha família, bem como milhões de outras pessoas, para aproveitarem essas bênçãos, como resultado.
Você pode ter um grande sonho em seu coração. Pense que Deus pode ter colocado essa semente em você, como uma forma de começar. Seus filhos e netos podem levá-lo mais longe do que você achou possível.
No Antigo Testamento, o Rei Davi tinha o sonho de construir um templo permanente onde o povo de Deus pudesse venerar. Davi juntou o material necessário, trouxe enormes cedros do Líbano, acumulou uma fortuna em ouro e outros metais preciosos. Mas Deus nunca permitiu que Davi construísse o templo. Em vez disso, ele instruiu o filho de Davi, Salomão, a construir sua casa de adoração.
Se nem tudo está acontecendo do jeito que você quer, continue dando o melhor de si. Deus ainda está no comando. Além disso, como você continua plantando as sementes e vivendo da melhor maneira, saiba disso: está fazendo algo importante. No momento perfeito de Deus, os frutos do seu trabalho serão vistos.
A Escritura diz que o povo de Deus deixou o lugar melhor do que estava, quando eles o encontraram. Esse deveria ser o seu objetivo também: vou deixar minha família com mais integridade, mais felicidade, mais fé, mais favores e mais vitórias. Vou deixar as pessoas que amo, livres de amarras, e mais perto de Deus.
Pode ser que você não tenha sido criado por pais que o prepararam para o sucesso plantando características positivas em sua família.
Possivelmente, herdou atitudes de derrota, mediocridade, vícios e negatividade. Mas graças a Deus, pôde começar uma nova linhagem familiar. Você pode ser aquele que irá criar um novo padrão.
Alguém precisa querer pagar o preço. Alguém precisa se levantar e limpar as sobras da mesa. Coisas negativas podem estar na sua linhagem familiar, mas elas não precisam permanecer. Só é necessário que uma pessoa se levante e comece a fazer escolhas melhores. Toda escolha correta que você faz começa a apagar as erradas, daqueles que vieram antes.
Pode ser que mais ninguém se preocupe, mas se você fizer mudanças positivas, as pessoas na sua família, um dia, irão olhar para trás e dizer: "Foi por causa desse homem. Foi por causa daquela mulher. Foi por causa deles que tudo mudou. Éramos uns derrotados, até eles. Éramos viciados, até aquele momento. No entanto, veja o que aconteceu quando eles surgiram. Tudo mudou. Nós crescemos."
O que aconteceu? A maldição foi quebrada e as bênçãos começaram. Foi isso que você fez para sua família.
Eu sei que cheguei até aqui na minha vida porque alguém em minha linhagem familiar orou. Alguém defendeu o que era certo. Alguém cumpriu com o prometido. Alguém viveu uma vida de integridade. Meus antepassados, a maioria dos quais nunca conheci, plantaram sementes em minha vida.
"Oh, Joel, você tem muita sorte", alguém poderia comentar.
Isso não tem nada a ver com sorte. Minha vida é abençoada hoje porque alguém na minha família estava orando, perseverando quando os tempos eram difíceis e honrando a Deus com tudo isso.
Se você tem pais e avós devotos, deve ser extremamente grato porque possui inumeráveis vantagens hoje. Possui mais favores de Deus, mais bênçãos pelas coisas que foram feitas no passado. Eles pagaram o preço para investir em seu futuro.
Além disso, quando você possuir uma herança assim, tropeçará em bênçãos. Grandes coisas acontecerão e você nem será capaz de entender o por que. De repente, portas impenetráveis irão se abrir sobrenaturalmente. Você conseguirá aquela promoção e sabe que não a merecia. Não é questão de sorte. É porque aquela avó estava orando. É porque seus pais viveram vidas marcadas pela excelência. Os seus bisavós plantaram sementes de integridade e sucesso.
Certamente, cada um de nós é responsável pelas próprias ações e devemos trabalhar de forma diligente para usar as oportunidades que nos são concedidas. Mas a Bíblia também indica que, se tivermos essa herança de fé, iremos viver em casas que não construímos. Iremos aproveitar vinhedos que não plantamos. As bênçãos de Deus irão nos encontrar e nos fazer crescer. Eu agradeço a Deus todos os dias pelos meus pais e avós. Pela forma como eles viveram e pelo que fizeram; sei que não estou vivendo sob uma maldição; estou vivendo sob a bênção das gerações anteriores.
Você pode fazer algo similar pela sua família. Dinheiro, casas, carros ou outras possessões materiais podem ser parte de seu legado para seus filhos, se você deixar essas coisas de herança, tanto melhor.
Viver uma vida de integridade e excelência que honre a Deus vale muito mais do que tudo isso. Transmitir os favores e as bênçãos de Deus para suas futuras gerações, vale mais do que qualquer coisa no mundo.
Não prefira as coisas fáceis. Continue dando o melhor de si mesmo quando as coisas ficarem difíceis. Continue amando, doando e servindo. Sua fé é percebida no céu. Você está guardando equidade para si e para as próximas gerações.
Em 1 Samuel, capítulo 25, lemos como Davi e seus soldados protegeram a família e os trabalhadores de um homem que se chamava Nabel contra seus inimigos.
Um dia, Davi mandou seus homens pedirem a Nabel um pouco de comida e suprimentos. Davi pensou que Nabel seria grato e que daria de boa-vontade os suprimentos para suas tropas. Mas quando os homens de Davi chegaram, Nabel os tratou de forma rude e desrespeitosa. Ele disse: "Eu nem sei quem são vocês. Nunca pedi para fazerem nada por mim, então saiam daqui. Não me atrapalhem."
Quando aqueles homens voltaram e contaram a Davi como haviam sido tratados, de forma insolente, Davi ficou furioso. Ele disse: "Certo, homens, peguem suas armas. Vamos dar um jeito em Nabel. Vamos arrasá-lo."
Mas no caminho até lá, a esposa de Nabel, Abigail, parou Davi. Ela ouvira o comportamento ofensivo de seu marido, então trouxera muitos presentes e muita comida, esperando reduzir a raiva de Davi.
Ela falou: "Davi, meu marido é um homem rude e ingrato. Ele não deveria tê-lo tratado assim." No versículo 28, ela disse: "Esquece, eu te suplico, a ofensa de tua serva, pois o Senhor certamente fará um reino duradouro para ti."
Eu gosto dessa frase "um reino duradouro". Abigail estava dizendo: "Davi, sei que você tem o direito de estar bravo. Sei que meu marido lhe devolveu o mal, em troca do seu bem, mas se você puder perdoar isso, ser superior e deixar passar, sei que Deus irá abençoá-lo pelas próximas gerações. Sei que Ele lhe dará um reino duradouro."
Davi engoliu seu orgulho, se afastou e perdoou a ofensa. Ele esqueceu, e Deus realmente o abençoou, e a seu futuro filho, como resultado disso.
Durante a vida, todos passamos por situações nas quais podemos encontrar alguma desculpa para estarmos bravos, alguma racionalização para sermos amargos. Você pode dizer: “Joel, tenho uma boa razão para deixar meu casamento. Fui muito maltratado." Ou "Tenho todo o direito de ser ressentido; fui forçado a aguentar tanta dor e injustiça."
Na verdade, você pode ter boas razões para se sentir do jeito que se sente e por responder à vida negativamente. Mesmo assim, estou pedindo para ser superior; não aceitar isso. Essa coisa pode estar no seu sangue; pode ser transmitida. Seus filhos e netos já possuem muitas coisas a serem superadas, eles não precisam que você adicione mais problemas.
Pode ser difícil, mas você tem o poder de superar as escolhas erradas feitas pela sua família nas gerações anteriores. Além disso, é possível melhorar a vida das gerações que vierem depois de você. Cada ofensa que se esquece, cada hábito ruim que se quebra, cada vitória que se ganha, é uma volta a menos para aqueles que vierem depois de você. Mesmo se não fizer por si mesmo, faça por seus filhos, faça por seus netos. Faça para ter um lar duradouro.
Ouvi alguém dizendo: "Seu sangue sempre fala mais alto." O que ele queria dizer é que o sangue está carregado de suas experiências. Ele se lembra, como ficou evidente naquele estudo militar que mencionei antes, de onde veio. Daqui a 100 anos, seu sangue ainda falará para as futuras gerações. De alguma forma, tanto positiva quanto negativamente, sua linhagem afetará outras pessoas.
O que seu sangue mostrará? Derrota. Mediocridade. Falta de perdão. Amargura.
Não, acredito que seu sangue mostrará Determinação, Persistência, Integridade, Devoção, Generosidade, Favor, Fé e Vitória!
Determine que você irá transmitir uma herança de devoção. Deixe um legado de boas coisas para sua família. Você pode ter herdado coisas negativas do passado, mas graças a Deus, hoje é um novo dia. Desenhe uma linha na areia e declare: "Acabei com a maldição das gerações. Para mim e para minha família, vamos viver sob a bênção."
Levante toda manhã e esforce-se ao máximo. Se fizer isso, não só se elevará e conseguirá mais, mas Deus prometeu que sua semente, sua linhagem familiar por até mil gerações, será abençoada e receberá os favores d’Ele - tudo por causa da vida que você está levando.
JOEL OSTEEN
O QUE HÁ DE MELHOR EM VOCÊ


Nenhum comentário:

Postar um comentário