domingo, 24 de março de 2013

Semana Santa


Foi a última semana de vida de Jesus encarnado aqui na terra. Inicia-se no Domingo de Ramos, quando Ele entra em Jerusalém para dar início ao seu martírio. Na quinta-feira Jesus reúne-se com seus discípulos na famosa ceia onde acontece a cerimônia do lava-pés,  símbolo da igualdade entre os homens. Muitos preferem dizer humildade, mas eu aprecio mais a igualdade. Ao ser denunciado por um dos seus, é preso e começa seu martírio. É julgado por Pôncio Pilatos diante de uma multidão que, enganada, condena-o à morte. É açoitado com o intuito de fazê-lo mudar sua verdade para satisfazer o clero local, mas mantém-se íntegro diante do seu Deus. Após esta tentativa, Pôncio Pilatos não tem outra alternativa se não aceitar o que lhe pede o clero judaico, condenando-o à morte na cruz.

Este momento é relatado como a noite escura da alma de Jesus, quando ele é literalmente pregado na cruz até a morte por asfixia. Ao ser retirado morto da cruz é levado ao túmulo e lá deixado envolto em panos como o costume da época. No domingo de manhã, nosso domingo de páscoa, Ele ressuscita dentre os mortos e é visto em seu corpo sutil pelos seus, permanecendo assim por 40 dias até a sua ascensão numa nuvem de luz.

A semana santa é a síntese dos ensinamentos de Jesus sobre a vida que não é deste mundo. Ele nasce como homem, morre como homem, e renasce como um ser de Luz, dando-nos o exemplo que deve ser seguido por todo aquele que Nele crê.

Que exemplo é este que devemos seguir?  Vivemos neste mundo  mas não pertencemos à ele. Vivemos nossas lutas e dores sem saber como chegarmos a um final feliz. Julgamos, em nossa ignorância, que apenas Jesus poderia ter morrido e ressuscitado, mas foi este o seu ensinamento maior.  Qual o objetivo de reviver  todos os anos o sofrimento de Jesus se não conseguimos compreender que Ele estava nos ensinando sobre a vida eterna a que todos temos direito como filhos de Deus? Por que só Ele  teria essa oportunidade? Para que então Ele teria vindo se sacrificar se não pudéssemos seguir seu exemplo? Se só Jesus poderia ascender, qual teria sido o objetivo de todo o Seu sofrimento?

Não parece absurdo vivermos eternamente nascendo e morrendo dentro de tanta dor, angústia e sofrimento? A cada vez que morremos entramos no plano astral para descansar e depois voltar para continuar errando e acrescentando mais peso em nossa já tão carregada bagagem cármica? Sim, porque se nós sabemos que a ressurreição e ascensão só poderia ter sido vivida por Ele e não por nós, qual o sentido de vivermos nesse vai e vem interminável onde a morte é apenas um período de repouso forçado para continuarmos a lutar e lutar e lutar? Toda luta deve ter um fim e uma  vitória, e onde nossa vida seria vitoriosa neste ciclo sem fim?

A semana Santa nos mostra o Caminho para voltarmos a Deus, para sermos eternos ao unirmos nossas almas vitoriosas com o Espírito Santo de Deus num casamento alquímico de luz, como fez Jesus, e para isso precisamos aprender que esta luta que vivemos deve ser  encarada como um grande aprendizado para nossa alma, transformando-a a cada instante, através das nossas experiências dolorosas,  numa alma livre de todo o peso do carma, quando nos libertaremos da cruz a que nos pregamos, elevando-nos a Deus  como Jesus fez.

Este é o sentido da ressurreição. Renascermos a cada aprendizado, substituindo a dor pela vitória sobre nós mesmos, sobre nossos egos e nossos conceitos humanos que nos levam a errar e perpetuar o erro.

Então, nesta semana santa eu desejo que os cristãos reflitam sobre suas próprias vidas, conceitos, hábitos, e meditem sobre o exemplo de Jesus, sem pieguismo,  sem falsos conceitos que nos foram passados de geração em geração. Está na hora de encararmos a nossa realidade como filhos de Deus e agirmos como tal. É o que nos pede esta nova era chamada de Aquário. A libertação da alma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário