sexta-feira, 1 de outubro de 2010

No Deserto da Judéia



No Deserto da Judéia

"Será que Jesus se importa com o meu coração quando está por demais sofrido e não consigo me alegrar ou cantar, quando os fardos pesam, os cuidados me debilitam e o caminho fica cada vez mais árduo e longo?" São essas as palavras de Frank E. Graeff após horas terríveis de depressão e desânimo. Para responder bem à sua pergunta, precisamos consultar a palavra de Deus.

A Natureza Humana de Jesus

Filipenses 2:6-7 afirma-nos que, mesmo Jesus sendo igual a Deus, ele se esvaziou. Assim como o homem tem os cinco sentidos e pode decidir suprimir todos, Jesus escolheu abrir mão de todos os direitos e privilégios de sua divindade ao se fazer homem. Portanto, ficou sozinho no deserto com Satanás na qualidade de homem, como você e eu ficamos diante dele diariamente.

A Tentação de Jesus
A época exata das tentações é importante. Foi imediatamente após o seu batismo e a sua unção pelo Espírito Santo, que desceu do céu. Como é comum, a tentação vem após alguma das nossas maiores vitórias e mais emocionantes experiências. Seu ministério estava por começar, mas não podia se desenvolver sem que certos aspectos fundamentais fossem postos à prova.

A primeira tentação: "Se és Filho de Deus" (Mateus 4:3). Satanás queria que o nosso Senhor duvidasse do Pai. Ele desejava que Jesus duvidasse das palavras que tinha acabado de ouvir às margens do rio: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo". "Se você é o Filho de Deus, não deve passar por este jejum; por que não simplesmente utiliza seus poderes miraculosos para transformar estas pedras em pães?" são as palavras do tentador. Se alguma vez você se perguntou: "Senhor, por que eu?" ou pensamos: "Na verdade ele não quer que eu sofra assim, quando há uma saída fácil", você deve então saber que ele foi tentado como nós, em todas as coisas.

A segunda tentação: Mateus 4:6. Ele está morrendo de fome no deserto, e o tentador lhe pressiona ainda mais. Ao passo que a primeira tentação foi um sussurro manso S "Se és Filho de Deus" S nessa segunda, a intensidade da voz do diabo chega a um nível fervoroso: "Duvide, duvide, duvide, quando ele diz novamente: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo". Se por um instante o Senhor tivesse deixado de confiar no amor e no compromisso do Pai para com ele, ele poderia ter operado o milagre, os anjos teriam o levado e ele teria reafirmado o seu relacionamento com o Pai, para ele mesmo e para todos os outros. Afinal de conta, ele realmente ouviu Deus dizer: "Este é o meu Filho amado"? Em João 12:28-29, quando Deus falou, alguns pensaram que fosse um trovão. Assim a operação do milagre mostraria uma dúvida do compromisso do Pai para com ele do tamanho suficiente para destruir sua fé no Pai.

A terceira tentação: "Tudo isto te darei [todos os reinos do mundo] se, prostrado, me adorares" (Mateus 4:9). Se você duvidar do seu relacionamento com o Pai, você precisará prover a presença dele com você através de um ministério com sucesso. Ele veio salvar os cidadãos dos reinos do mundo, mas tinha de acontecer de modo que o Pai fosse glorificado, não Satanás. O sucesso não é nenhum indicativo da presença de Deus. Jeremias pregou 50 anos e Ezequiel pregou 20, sem nenhuma conversão. Aqui, o tentador deseja usar a dúvida semeada nas duas primeiras tentações para fazer com que ele procure outro método além daquele que glorifica o Pai.
Para concluir, a essência das tentações era que a vontade de Deus fosse "exagerada e injusta". Jesus era bom demais para sofrer os horrores do planeta seco, empoeirado e árido. Satanás repetia-lhe vez após vez: "Deus tem um plano melhor para a sua vida do que o sofrimento que você está passando, e há um jeito fácil de escapar". A lição que o Senhor quer que aprendamos com tudo isso é simplesmente esta: Não importa quão escura a noite, quão solitária a alma ou quão intenso o sofrimento: "Confie em mim e não duvide do meu amor". Quando e se conseguirmos que toda essa reflexão seja gravada em nossa mente, poderemos responder à pergunta: "Jesus se importa?" com a letra do cântico que bem responde: "Sim, ele está preocupado conosco. Eu sei que está, seu coração está tocado por minha tristeza; quando os dias estão desanimadores e as noites deprimentes, eu sei que meu Salvador cuida de mim".

- por Rodney M. Miller
http://www.estudosdabiblia.net/a12_3.htm


Dia após dia em nossas vidas, somos tentados por Satanás, empurrando-nos a praticar todo tipo de iniqüidades. O homem vive na Terra para elevar sua alma à Deus, e não pode esquecer-se disto.

Durante minhas orações à amada Mãe Maria, invocando ajuda dos céus para nos libertar das trevas sinalizadas claramente pelo programa do Partido da estrela vermelha em nosso país, vi, entre lágrimas, nosso amado Mestre Jesus sendo tentado no deserto por esta figura que representa todos os males do mundo.

Estamos vivendo momentos de escolhas definitivas. O mundo vive suas dores de parto para fazer emergir um novo mundo. E nós, dentro do mundo maior, participamos deste movimento através das nossas escolhas. O Brasil, esse gigante adormecido em berço esplêndido está sendo chamado à luta para nos trazer a liberdade, a prosperidade, o progresso, mas, como todos nós enfrentamos neste momento a solidão do deserto e da tentação, precisamos cuidar para que a Luz prevaleça.

Muitos “tesouros” estão sendo mostrados a cada um de nós com o selo da estrela vermelha, mas precisamos lutar contra a fome, a sede e a dor que anestesia nosso raciocínio, porque, para vencermos esta luta, devemos confiante e bravamente dizer NÃO à tentação.

Nenhum tesouro que possamos “ganhar” neste mundo, terá o poder de envolver nossas almas na Luz, de satisfazer nossas necessidades. É tudo obra da ilusão. É tudo mentira.

Precisamos “Orar e Vigiar” para podermos ouvir a Voz de Deus em nossos corações, resistirmos à tentação e manifestar a Vitória da Luz através de nossas escolhas.

Somente Deus/Pai/Mãe pode nos oferecer e dar o maior tesouro que uma alma pode desejar. A Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário