sábado, 29 de outubro de 2011

OS SINTOMAS UNIVERSAIS DA INFELICIDADE: OS CINCO VENENOS


O foco de cada capítulo que desenvolvemos está em uma das enfermidades universais da infelicidade. Aquele que busca a verdade com sinceridade aproveitará melhor este curso, se criar um mapa mental que o guie até a compreensão correta do eu através da busca dos ensinamentos dos mestres ascensos.

Também seria útil descrever os métodos que experimentou e que o ajudaram a superar os maus hábitos e as qualidades indesejáveis que desenvolveu. Agindo assim, o buscador pode suavizar e até mesmo eliminar completamente os sintomas de infelicidade que os budistas tibetanos chamam de “os cinco venenos”.

As cinco sabedorias dos Cinco Budas Dhyani e a de Vajrasattva são antídotos para os cinco venenos. Os Budas Dhyani são budas celestiais. Os budistas tibetanos acreditam que Adibuddha, o ser superior primordial, criou os Budas Dhyani com seus poderes meditativos.

Os cinco Budas Dhyani e Vajrasattvva são considerados os grandes curadores da mente e da alma. Não são figuras históricas como Gautama Buda, mas seres transcendentes, que simbolizam os princípios ou as forças divinas universais. Representam vários aspectos da consciência iluminada e são guias para a transformação espiritual.

Como Eliminar os Cinco Venenos

O Livro Tibetano dos Mortos recomenda que o devoto medite nos Budas Dhyani para que suas sabedorias substituam as forças negativas pelas quais ele se permitiu ser dominado interiormente.

Relacionada ao Dharmakaya (a Presença Divina), a sabedoria que tudo permeia de Vairochana é o antídoto para o veneno da ignorância.

A sabedoria refletida de Akshobhya é o antídoto para o veneno da raiva e do ódio.

A sabedoria da igualdade de Ratnasambhava é o antídoto para o veneno do orgulho espiritual, intelectual e humano.

A sabedoria seletiva de Amitabha é antídoto para o veneno das paixões: todos os desejos, a cobiça, a avareza e a luxúria.

A sabedoria que tudo realiza de Amoghasiddhi, a sabedoria da ação perfeita, é antídoto para o veneno da inveja e do ciúme.

A sabedoria da vontade de diamante de Deus, de Vajrasattvva, é antídoto para os venenos para a não-vontade e o não-ser, o medo, dúvida e a não crença em Deus.

Cada Buda Dhyani tem um bija, ou sílaba semente, que representa sua essência. Para criar um mantra __ uma série de sílabas místicas com significado esotérico __ essa sílaba pode ser usada juntamente com a sílaba sagrada Om, acrescida do nome do Buda.

Podeis repetir os mantras para os Budas Dhyani, que vem a seguir para vos alinhar com as qualidades divinas que representam e receberdes as bênçãos dos seus poderes transcendentais.

Om Vairochana Om

Om Akshobhya Hum

Om Ratnasambhava Tran

Om Amitabha Hri

Om Amoghasiddi Ah

Om Vajrasattvva Hum

Fonte: Inteligência Espiritual de Mark e Elizabeth C. Prophet

Nenhum comentário:

Postar um comentário