terça-feira, 26 de abril de 2011

O Reino de Deus dentro de você


E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: "O reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: Ei-lo aqui, ou, Ei-lo ali, porque eis que o reino de Deus está dentro de vós" (Lucas 17:20-21).

Jesus dirige-se ao homem, o perene aspirante à felicidade permanente e à libertação de todo sofrimento: "O reino de Deus __ da Consciência Cósmica eterna, imutável e sempre bem-aventurada __ está dentro de vós. Contemplai vossa alma como reflexo do Espírito imortal e descobrireis vosso Eu abrangendo o império infinito do amor de Deus, de Sua sabedoria e bem-aventurança, presentes em cada partícula da criação vibratória, e no Absoluto Transcendente isento de vibrações."

Muitas pessoas pensam no céu como um local físico, um ponto no espaço, bem acima da atmosfera e para além das estrelas. Outras interpretam as afirmações de Jesus acerca da vinda do reino de Deus como referentes ao advento de um messias que viria estabelecer e governar um reinado divino sobre a Terra. Na verdade, o reino de Deus e o reino dos céus consistem, respectivamente, na imensidão transcendente da Consciência Cósmica e nos reinos celestiais causal e astral da criação vibratória, que são consideravelmente mais sutis e mais harmonizados com a vontade de Deus do que as vibrações físicas agrupadas como planetas, ar e ambiente terreno.

Os objetos materiais reconhecidos como sensações de visão, audição, olfato, paladar e tato constituem-se de um jogo de forças que se originam e existem além da capacidade de observação da consciência humana. A origem incipiente de todas as formas e vibrações materiais está na Consciência Cósmica. A matéria é energia física condensada; a energia física é energia astral condensada; e a energia astral é a condensação da força de pensamento primordial de Deus. Portanto, a Consciência Cósmica está oculta dentro e por trás das camadas da matéria, da energia física, da energia astral e do pensamento ou consciência.

O mesmo que ocorre no macrocosmo se dá no microcosmo do corpo humano: a Consciência Cósmica, caracterizada por alegria sempre nova e imortalidade, é a criadora da consciência humana e, como tal, nela está imanente. A partir da Consciência Cósmica infinita foram concebidas as almas individuais; essas ideações individualizadas do pensamento de Deus revestiram-se de mais duas camadas de manifestação externa, com as forças causais de consciência condensando-se no corpo astral de energia vital luminosa e no corpo mortal de carne e ossos.

Assim, o reino de Deus não está separado do reino da matéria, mas está dentro dele __ permeando-o sutilmente como sua origem e sustentáculo __ quanto além dele, existindo nas infinitas mansões do Pai para além do circunscrito cosmos físico.

Trecho do livro: A Yoga de Jesus
Paramahansa Yogananda


Neste texto belíssimo, descobrimos a necessidade de encontrarmos o caminho de volta à Deus Pai. Através do pecado (a desobediência às leis divinas) começamos a caminhar a passos largos para longe da casa paterna, a ponto de nos perdermos pelo caminho. Muitos, mesmo perdidos, permaneceram com a sensação do erro cometido e da importância de encontrar o caminho de volta, enquanto outros insistiram em continuar se afastando cada vez mais do ponto original, esquecendo-se de sua herança divina. Esse retorno é a nossa via crucis, quando temos que enfrentar a verdade dos nossos maus passos, e ir superando todos os desafios que preparamos como armadilhas ao nos distanciarmos da luz. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e após tantas idas e vindas, perdemos o brilho da filiação divina, e hoje, ao nos conscientizarmos da verdade, descobrimos que é necessário realizarmos uma limpeza profunda em nossas almas (nossos quatro corpos inferiores) para que aos poucos possamos manifestar esse brilho novamente; para que possamos vislumbrar o reino de Deus que habita dentro da matéria. Como afirma Paulo: "Porque convém que isto, que é corruptível, se vista da incorruptibilidade, e que isto, que é mortal, se revista da imortalidade".
"Para os gnósticos, o conceito de revestir-se de incorruptibilidade significa que, aqueles que forem capazes de experimentar a ressurreição, passarão a um estado diferente de existência, caracterizado pela luz e não pelas trevas. A ressurreição é "a revelação do que é, a transformação das coisas e uma transição para o novo.""
"O Reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: Ei-lo aqui; Ei-lo ali, porque eis que o reino de Deus está dentro de vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário