sábado, 27 de março de 2010

Chico Xavier

Esta semana a Rede Globo exibiu um programa dedicado a Chico Xavier com o título de "O Médium, o Mito e o Homem". Não cheguei a assisti-lo, apenas vi algumas cenas rapidamente enquanto trocava de canal em busca de algum programa interessante. Nada tenho contra o Chico Xavier, pois acredito que ele construiu sua imagem realizando obras que as pessoas acreditam ser de grande ajuda e que nunca tenha cometido nenhum ato que pudesse prejudicar alguém, conscientemente. Eis aí a questão.
A palavra médium, de acordo com o dicionário Houais significa: "segundo o espiritismo, pessoa capaz de se comunicar com os espíritos". Então eu pergunto: Por que nós precisamos nos comunicar com os mortos? O que eles podem nos oferecer além de saudades, enganos, sustos, medo? Acredito que Deus em sua sabedoria absoluta, separou os vivos dos mortos para que cada um seguisse o seu caminho sem a interferência do outro. Para que nós pudéssemos, sustentados pelo Cristo, realizar a nossa própria caminhada de volta a Deus. Para que pudéssemos usar a Lei do lei do livre-arbítrio e escolher o nosso caminho de acordo com as "nossas" escolhas. De acordo com a própria doutrina espírita, nós só podemos resgatar nossas dívidas, nosso carma, quando estamos encarnados, e que a morte não nos transforma em seres melhores. Essa evolução espiritual só pode acontecer aqui na Terra. O grau de evolução conquistado aqui, é o nosso passaporte para a vida espiritual. Então, se não nos transformamos em seres iluminados com a morte, por que eles poderiam nos trazer mensagens para transformar nossas vidas aqui? Por outro lado, temos aqueles que conseguiram tal passaporte. E o que isso significa? Que eles podem vir aqui como guias nos orientar em nossas vidas indiscriminadamente? Se fosse assim, Deus nos colocaria esta condição desde sempre. O problema é que nós, aqui encarnados, não temos o discernimento de espíritos, e portanto podemos nos enganar facilmente com esta questão, permitindo que espíritos com pouca ou nehuma evolução comande as nossas vidas. É no Cristo que devemos crer.
A palavra "mito" no mesmo dicionário significa: "relato fantástico protagonizado por seres de carater divino ou heróico que encarnam as forças da natureza ou os aspectos gerais da condição humana: lenda, fábula; crença ou tradição popular que surge em torno de algo ou alguém; noção falsa ou não comprovada". Em qual destas condições ele se enquadra? Será que ele tinha um carater divino só porque era uma pessoa boa, que viveu de acordo com suas crenças, ajudando as pessoas? Só porque não era apegado as coisas materiais? Por que mantinha contato com o mundo dos espíritos?
Como medium, acredito que ele se propôs e cumpriu seu compromisso com muito amor e respeito, sempre ajudando todos aqueles que foram em busca de seu auxílio, tanto encarnados como desencarnados. Mito? Por que? Será que aquele que procura viver de acordo com as leis de Deus se torna um mito? Ou isso é o que todos nós devemos fazer? Essas leis nos dizem que devemos "amar a Deus acima de todas as coisas; amar o seu próximo como a si mesmo; respeitar pai e mãe, não matar, etc. etc. Isso é o que nós devemos seguir para nos tornamos "filhos de Deus" e não "mitos". Não precisamos ser "mediuns" para crer em Deus e seguir seu caminho.
Eu não acredito que a nossa evolução dependa disso. Não concordo que devemos procurar as almas dos que já foram para saciar as nossas necessidades. Não acredito que isso seja a tradução do consolo que Jesus nos prometeu. Ele foi muito claro e específico quando disse que "iria para Deus e que deixaria "UM" consolador ao nosso lado". Sei que é muito difícil perder as pessoas que amamos, pois já as perdi, e sei também que devemos aceitar os desígnios divinos. Precisamos ser humildes e aceitar aquilo que faz parte do nosso aprendizado, sem questionar a vontade de Deus. Não devemos nunca questionar as obras divinas. Ninguém ficará aqui para semente, pois não daríamos boa colheita nesta situação. Quando sentimos a dor dilacerar nossa carne, devemos buscar sim o Consolador, em nossos corações!
Devemos deixar os mortos seguirem seus próprios caminhos, e procurarmos seguir o nosso vivendo cada dia o seu plano da melhor forma possível. Nós fomos doutrinados pela igreja católica a cultuar a morte, quando deveria ter sido A VIDA! Jesus morreu na cruz mas RESSUSCITOU! e após isso ASCENDEU! Tudo o que ele viveu, foi para nos mostrar o que nós deveríamos fazer! Para que serve um exemplo? É para ser seguido, e quando isso acontece, viramos MITO!? Fomos acostumados a crer que só Ele é filho de Deus! E nós, somos o que?
A mensagem está equivocada.
A Bíblia nos diz que "fomos criados à imagem e semelhança de Deus". Nos desviamos do caminho através do "pecado" e devemos resgatar nossa dignidade espiritual através da vida que Ele nos concede, para poder voltarmos à nossa origem divina. Precisamos acordar das ilusões do mundo, despertar o Cristo em nossos corações! Ele espera por nós! Não será o mundo dos espíritos, tão cheio de dor e lamentos que fará isso. Somente a Luz pode nos conduzir à Deus, que é Luz! Os espíritos também devem procurar por caminhos melhores, libertando-se dos apegos da matéria, dos parentes, dos vícios, da carne!
Deus nos deu os Anjos para nos guiar! Eles são os mensageiros divinos!
Não devemos homenagear os homens só porque eles cumpriram as leis de Deus. É para isso que estamos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário