quinta-feira, 22 de novembro de 2012

RACISMO


Enquanto o homem não souber quem ele realmente é, usará seu poder repetindo frases e levantando bandeiras para conquistar meia dúzia de seguidores.

 "Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo". Inscrição no oráculo de Delfos, atribuída aos Sete Sábios (c. 650a.C.-550 a.C.)

 Para compreendermos o sentido dessa frase, segundo o filósofo francês Michel Foucault (1926 - 1984, devemos inscrevê-la em uma estratégia mais geral do cuidado de si.

Ou seja, o que Sócrates pregava era que nós devemos nos ocupar menos com as coisas (riqueza, fama, poder) e passarmos a nos ocupar com nós mesmos. Poderia objetar-se: com que propósito deveria ocupar-me comigo mesmo? Porque é o caminho que me permite ter acesso à verdade. Mas que tipo de verdade? Obviamente não é uma verdade qualquer, tal como a fórmula química da água, mas a verdade que é capaz de transformá-lo no seu próprio ser de sujeito.

É esse ato de conhecimento, capaz de promover nossa autotranscendência, de que fala Sócrates. Conhecer a mim mesmo para saber como modificar minha relação para comigo, com os outros e com o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário