sábado, 26 de maio de 2012

A CURA DO CORAÇÃO


Nosso coração está doente? Como curá-lo?
Nosso coração é o centro do nosso ser e nele se acumula toda a dor de nossos encontros e desencontros, sonhos não realizados, frustrações, culpa, remorso, perdas emocionais e físicas, a busca incessante pela felicidade.
Como podemos tratá-lo para que ele se fortaleça e vença os desafios da vida? A resposta  fácil e clara é que devemos nos despir de toda ilusão que empana a visão da realidade e trabalharmos no sentido de livrá-lo de toda a quinquilharia que acumulamos ao longo de nossa existência, mas a aplicação desse remédio é difícil e requer tempo e coragem para que o tratamento seja  eficaz.
Essas quinquilharias são o resultado de nossas escolhas baseadas em nossos conceitos humanos  que nos afastaram da presença de Deus, criando um mundo isolado e doente, frio e solitário. Nessa solidão sempre damos os passos em direção a uma outra pessoa esperando dela o amor para aquecer a nossa alma, mas o outro também espera que façamos a mesma coisa e ao invés de nos encontrarmos, acabamos nos distanciando porque buscamos um modelo inexistente e sofremos com a frustração de não alcançarmos o tão desejado aconchego. Para todas as nossas derrotas culpamos o outro que não correspondeu às nossas expectativas e nunca conseguimos olhar para dentro de nós mesmos e buscarmos a verdade de nossas dores.
Ao perdermos alguém perguntamos sempre por que Deus fez isso ou aquilo, e cobramos dele uma posição a nosso favor sem considerarmos que não temos o direito de fazê-lo, e sofremos pelo que nos foi arrancado.
Buscamos em nossos pais e filhos a presença constante e perfeita, cheia de amor e dedicação e esquecemos que cada um de nós tem seus conflitos e suas necessidades. E sofremos mais porque não conseguimos compreender a razão de nossos entes mais queridos não partilharem de nossas idéias e  amor.
Em nossa luta diária pela sobrevivência encontramos pessoas que nos olham como amigos, inimigos, dando-nos facilidades e dificuldades, e que esperam muito de nós como nós deles, e sem buscarmos a harmonia em nossos projetos somos derrotados de alguma forma e culpamos o chefe, o colega, o trabalho, a vida.
Em nossa busca pela felicidade idealizamos alguém que nos dê muito amor, sem sufocar; dedicação total com muita liberdade de ação; que adivinhe nossos pensamentos e desejos realizando-os como passes de mágica; mas ao contrário dessa ilusão doentia nos defrontamos com  uma realidade  diferente onde cada um de nós tem que batalhar para ser aceito e respeitado.
Como podemos então manter nossos corações saudáveis diante de tamanha confusão de sentimentos, cobranças e frustrações? Onde estamos falhando e o que fazer para vivermos uma vida saudável?
Se olharmos para traz em busca da origem de nossas dores, encontraremos, após muito esforço, o atalho que seguimos na esperança de encurtar nosso caminho para a felicidade,  mas que na verdade nos custou muitas vidas de tentativas, erros, acertos e a somatória de tantas lutas que são as quinquilharias que atravancam o nosso coração. A solução é pararmos nesse ponto e buscarmos ajuda do Alto para podermos nos desembaraçar de tantos nóz e soltarmos as amarras dos conceitos humanos, dando início à descoberta de nós mesmos, buscando em nossa origem divina a coragem de enfrentar o imenso desafio de encarar e vencermos as nossas fraquezas,  abrindo espaço para que a tão desejada paz ocupe todo o nosso espaço.
Assim começa a cura do nosso coração! Se nos permitirmos olhar para dentro de nós  sem culpa, sem vergonha, e invocarmos o amor divino para preencher todas as lacunas, encontraremos enfim, o caminho da verdade que nos libertará. Coragem, paciência, fé e determinação são necessários para que esse tratamento cure a nossa alma de toda a sua dor e carência, e passemos então a amar o outro verdadeiramente, reconhecendo em cada um deles, as mesmas necessidades e carências que já suportamos em nós mesmos. Somente encarando a nossa realidade com amor é que conseguiremos olhar e aceitar o outro como ele é. A paz se manifesta quando o coração busca a verdade para se alimentar e reconhece que dependemos apenas de nós mesmos e da força divina que nos mantém para sermos felizes. Quando nos separamos de Deus perdemos o vínculo com a realidade e entramos no nível da ilusão, e agora precisamos reverter a situação purificando nossos sentimentos e limpando e alimentando  nosso coração com o nosso amor próprio preparando o templo para que Deus venha nele habitar definitivamente. Somente através do amor puro e verdadeiro seremos capazes de amar e compartilhar nosso amor com todos os nossos irmãos. Assim curamos o nosso coração e a nossa alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário