sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

OS MAIORES INIMIGOS DOS CHELAS DOS MESTRES


Os grandes inimigos do estudante da luz estão dentro dele mesmo; encobertos, disfarçados, sorrateiros, eles atacam sutilmente; quando o buscador se dá conta de um deles, este já causou grande prejuízo. Eles impedem o estudante de progredir na senda, eles bloqueiam o caminho.

O estudante avançado nos ensinamentos, muitas vezes não os percebe, porque parecem inofensivos. Um destes inimigos interiores é a autoindulgência. Vencer o demônio da autoindulgência é passar uma importante iniciação do segundo raio, o raio da Iluminação, da adoração a Deus.

Adorar a Deus traz iluminação, bênçãos, sabedoria!

O estudante sabe muito bem o que está sendo requerido que ele renuncie; algum mau hábito, talvez. É o apego ao plano da matéria. Como a consciência poderá alçar asas e voar aos planos superiores, se ela está presa a esta ou aquela dependência?

Dependência, não é só de drogas, mas de qualquer hábito que não possamos passar sem ele. É preciso soltar-se dessas amarras, uma a uma... E não se iludam, elas são muitas!

Se você não sabe quais são as amarras que estão segurando sua evolução espiritual, escreva uma carta ao amado mestre El Moryae pergunte a ele. Peça também, diariamente ao mestre Lanto (chohan do 2º raio):

- Mestre Lanto, Liberta-me da autoindulgência, liberta-me, da autoindulgência!

Os hábitos do estudante que está há muitos anos na senda, já não são tão graves, mas são, com certeza, muito nocivos. Pode ser algo tão simples que parece não ter importância. É exatamente aí que reside a dificuldade do teste e o perigo de não passar a iniciação.

O estudante sempre sabe o que deve renunciar, mas ele pensa: Ah, eu decreto tanto! Presto serviço dedicado a Deus e aos mestres. Sei que isto me faz mal, preciso romper este hábito mas... só mais esta vez! Afinal, penso que mereço esta recompensa!

É o demônio da autoindulgência! Não passou o teste! Por tão pouco, impediu o progresso. Deu a si mesmo uma recompensa efêmera e deixou de receber uma recompensa eterna!

O apego a determinado hábito significa idolatria. Não se pode adorar a dois senhores...

A autoindulgência é a complacência com o eu inferior, enquanto a renúncia é a elevação ao eu superior!

O dicionário Aurélio diz que autoindulgência é a disposição para desculpar ou perdoar a si mesmo. Sim, claro que devemos nos perdoar e até mesmo ter compaixão de nossa alma pelos erros que cometemos. Mas nós falamos na reincidência, na postergação; sempre deixando para amanhã o abandono de determinado vício ou mau hábito. Quem deixa para amanhã, acaba deixando para o próximo, mês, o próximo ano, passa uma década e de repente, ficará para a próxima encarnação!

Pare um pouco e pense: Há quanto tempo, exatamente, você sabe que deve renunciar a um específico “mau” hábito?

Aproveite o início de ano, e mãos à obra!
Maria Lúcia Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário