sexta-feira, 12 de julho de 2013

PARE DE OUVIR AS VOZES ACUSADORAS


Se você realmente quer se transformar em uma pessoa melhor, é imperativo que comece a se sentir bem consigo mesmo. Muitas pessoas vivem condenadas, escutando constantemente as vozes erradas.
A Bíblia se refere ao inimigo como o "acusador do irmão", que adoraria nos ver vivendo na culpa e na condenação. Constantemente ele faz acusações contra nós, dizendo o que não fizemos ou o que deveríamos ter feito. Ele nos lembrará de erros e fracassos do passado.
"Você perdeu a cabeça na semana passada." "Deveria passar mais tempo com sua família." "Você foi à igreja, mas chegou atrasado." "Fez uma doação, mas não foi o suficiente."
Muitas pessoas engolem essas frases sem contestar. Consequentemente, andam por aí sentindo culpa, condenadas e extremamente descontentes consigo mesmas.
Passam os dias sem sentir felicidade, sem confiança, esperando o pior e, geralmente, é isso que conseguem.
Nenhum ser humano é perfeito. Todos pecamos, fracassamos e cometemos erros. Mas muitas pessoas não sabem que podem receber a misericórdia e o perdão de Deus. Em vez disso, elas permanecem abatidas internamente.
Ouvem a voz que diz: "Você fez besteira. Fez tudo errado." São muito duras consigo mesmas. Em vez de acreditar que estão crescendo e melhorando, acreditam naquela voz que diz: "Você não faz nada certo. Nunca vai eliminar esse hábito. Você é um fracasso."
Quando acordam de manhã, uma voz fica contando o que fizeram de errado ontem e como irão, provavelmente, fazer algo ruim hoje. Corno resultado disso, elas se tornam extremamente criticas e isso geralmente sobra para outras pessoas também.
Se queremos viver em paz conosco, devemos aprender a colocar o pé no chão e dizer: "Posso não ser perfeito, mas sei que estou crescendo. Posso ter cometido erros, mas sei que fui perdoado. Recebi a misericórdia de Deus."
Claro, todos queremos ser pessoas melhores, mas não precisamos ficar nos atacando por cada erro. Posso não ter um desempenho perfeito, mas sei que meu coração está certo. Outras pessoas podem nem sempre gostar de mim, mas confio que Deus gosta.
Da mesma forma, enquanto você estiver dando o melhor de si e desejando fazer o que é certo de acordo com a Palavra de Deus, pode ter certeza de que Ele está satisfeito. Certamente, Ele quer que você melhore, mas sabe que temos fraquezas.
Todos fazemos coisas que sabemos em nossos corações que não deveríamos fazer. Quando nossas debilidades e imperfeições sobressaem frente a nosso idealismo, é normal ficar para baixo. Afinal, tendemos a pensar, não merecemos a felicidade; precisamos provar que estamos realmente arrependidos.
Mas não, devemos aprender a receber o perdão e a misericórdia de Deus. Não permita que aquelas vozes condenatórias falem repetidamente em sua mente. Isso só acentuará uma atitude negativa em relação a si mesmo. Se você tiver essa atitude ruim, dificultará todo o resto da sua vida.
Acusações negativas assumem várias formas : "você não é tão religioso quanto deveria." "Não trabalhou muito na semana passada." Ou "Deus não pode abençoá-lo por causa do seu passado."
Tudo isso é mentira. Não cometa o erro de aceitar esse lixo nem por um momento.
Às vezes, quando desço do palco, tendo pregado em Lakewood e para o mundo todo através da televisão, o primeiro pensamento que me vem à cabeça é: “Joel, essa mensagem não saiu boa hoje. Ninguém aproveitou nada. Você praticamente fez todo mundo dormir.”
Aprendi a espantar esse pensamento. Eu me viro e digo: "Não, acho que foi boa! Fiz o melhor que pude. Sei que, pelo menos, uma pessoa realmente tirou algo disso. Eu tirei. Acho que foi bom."
Enquanto estivermos dando o melhor de nós, não precisamos viver nos condenando quando cometemos erros ou falhamos. Há um tempo para se arrepender, mas também há um tempo para esquecer e seguir em frente.
Não viva com remorsos. Não saia por aí dizendo: "Bem, eu deveria ter feito isso ou aquilo. Deveria ter voltado à Faculdade." Ou "Deveria passar mais tempo com minha família." "Deveria cuidar mais de mim mesmo."
Não, pare de se condenar. Sua análise e suas observações podem ser verdade, mas elas não ajudam em nada. Deixe que o passado seja passado. Você não pode mudá-lo e se cometer o erro de viver com culpa hoje, por causa de algo que aconteceu ontem, não terá a força de que precisa para viver esse dia de vitória.

JOEL OSTEEN
O QUE HÁ DE MELHOR EM VOCÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário