quarta-feira, 9 de março de 2011

Como somos salvos?


Os gnósticos criaram histórias complexas para explicar suas idéias sobre a origem e o destino da alma. Esta história, que descreve a busca por uma pérola, fornece a resposta dos gnósticos para velhas questões como: Quem sou eu? Por que estou aqui? Para onde vou?

Imaginemos um príncipe. Um dia, seus pais, o rei e a rainha, enviam-no para uma missão no Egito: encontrar uma pérola guardada por um dragão faminto.

O príncipe despe o seu manto real e deixa o reino dos seus pais. Viaja para o Egito usando roupas sujas e disfarçado de egípcio.

Mas os egípcios descobrem que ele é um forasteiro. Dão-lhe um alimento que o faz esquecer sua origem real e acreditar ser um deles, ao mesmo tempo que o faz mergulhar num sono profundo.

Entretanto, os pais do príncipe descobrem a situação em que ele se encontra e lhe enviam uma carta para despertá-lo. Lembram-lhe que tem uma missão a cumprir: encontrar a pérola. O príncipe recorda-se então que é filho de reis. Vence o dragão, recupera a pérola e parte, deixando para trás as vestes sujas que usara.

Quando retorna à terra natal, vê o manto real, que lhe traz à memória o esplendor em que vivera antes. A veste conversa com o príncipe, dizendo pertencer ao mais forte entre todos os seres humanos. O príncipe enverga novamente o manto real e retorna ao palácio de seu pai.

O príncipe somos nós. O rei e a rainha simbolizam o Criador e o ser feminino que os gnósticos chamavam de santa mãe Sofia (Sabedoria). O seu reino é um reino de luz, um lugar completamente separado da matéria como a conhecemos. É chamado de pleroma, ou “plenitude”. O manto real representa o nosso Eu Verdadeiro, a nossa imagem divina. As vestes sujas representam o corpo terreno, que usamos ao entrar no Egito, o mundo material.

Quando descemos à mortalidade, deixamos para trás a nossa imagem divina e ficamos divididos. “Adormecemos” ao esquecer a nossa verdadeira origem. A mensagem enviada por nossos pais representa o Salvador. Ele nos despertará e lembrará o que fazer para alcançar a salvação. Precisamos recuperar a pérola (os aspectos da nossa alma que caíram), encontrar nosso caminho de volta para o reino de luz e vestir, mais uma vez, o manto real __ em outras palavras, reintegrarmo-nos com a nossa imagem divina. Quando recuperamos nossa alma e, nos reintegramos à nossa imagem divina teremos alcançado a gnose, ou salvação.

Gnosis é uma palavra comum no grego e significa “entendimento” ou “conhecimento”. Para os gnósticos, alcançar a gnose significa conhecer o ser como Deus. Mas “conhecer” não significava apenas compreender a sua origem divina, mas também alcançar a meta clássica do místico: a união com Deus.


Texto extraído do livro: Reencarnação - O Elo perdido do Cristianismo

De Elizabeth C. Prophet

Nenhum comentário:

Postar um comentário