sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Matheus 16:24

Então disse Jesus aos seus discípulos:
"Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, toma a sua cruz e siga-me".
Somente os Mestres podem colocar o mundo dentro de uma frase... "Se alguém quiser vir após mim...", parece tão óbvio, mas o que significa realmente? Ir aonde? Qual o caminho que nos leva a ...esse lugar? Entendemos o sentido do convite em nossos corações, mas o que devemos fazer?
Jesus viveu para nos mostrar a pureza do Ser. Ele nasceu sem mácula, sem pecado, mas e nós? Ao longo de nossa jornada aqui na Terra, assumimos posições, estabelecemos conceitos, criamos vínculos; como então seguir Seus passos, e chegar ao Seu reino? A explicação é fácil e simples, quando entendemos a necessidade de desenvolver o amor como fonte principal da vida, mas a partir daí, não se trata mais de entendimento e sim de coragem.

"Renuncie-se a si mesmo..."é o caminho, e para isso precisamos de fé, coragem, determinação, conhecimento e do acompanhamento constante dos Mestres e dos anjos, pois essa é a fonte de energia para nos sustentar nesse caminho íngreme e estreito que nos leva até Ele. Renunciar a que? Começamos então a compreender que precisamos "desfazer" tudo o que foi feito até agora. É como se nós fôssemos feitos com peças de quebra-cabeça, e cada peça estivesse encravada em nossa alma, sendo necessário muito esforço, empenho, dedicação, fé, para conseguirmos arrancar cada peça de egoísmo, vaidade, orgulho, cada distorção da vida que transformamos nesta roupagem que precisa ser substituída. Renunciar a todas as nossas criações humanas, vícios, maus hábitos, conceitos, apegos, e aos poucos trocando esta roupagem, hoje cheia de remendos, por uma veste branca, pura, tecida com o amor mais puro de nossos corações.
"Toma a sua cruz...", nos traz a memória dos nossos erros, e a necessidade de refazer o caminho, sentindo em nós mesmos o efeito do nosso próprio veneno. Esta é a Lei do Carma. Precisamos compreender através da vivência em nossa carne, os efeitos das nossas escolhas erradas, e a partir daí entregar toda esta bagagem para ser consumida no fogo sagrado.
Dedicarmo-nos à Deus pela oração constante, sincera, buscando a força, a proteção, a cura de nossas almas. Desenvolver as qualidades divinas, amando e compreendendo o próximo como a nós mesmos. Assim, estaremos "seguindo" o Mestre, até alcançarmos a pureza do nosso Ser, permitindo então, que a doçura do nosso Santo Cristo Pessoal nos conduza.
É um trabalho árduo e doloroso, a nossa "via crucis", mas ao fim dela, a nossa luz, com a qual fomos criados por Deus Pai/Mãe, resplandecerá. Todas as peças do quebra-cabeça terão sido removidas deixando transparecer e brilhar a Luz do Cristo que habita em nós.
Este é o verdadeiro sentido da Páscoa! A Renovação, a Ressurreição em Cristo.

Um comentário: